Plano de aula: Operações com numeros naturais
Plano de aula: Operações com Números Naturais
Tema: operações com Números Naturais, envolvendo adição
e subtração.
Conteúdos abordados: história dos números, sistema de numeração, conjunto dos Números Naturais, reta numérica, sequências, sucessor/antecessor, ordem (valor posicional), identificação dos símbolos matemáticos (calculadora), operações com adição e subtração e resolução de problemas.
Aulas previstas: 12 aulas (2 semanas) Ano/Série: 5ª Série/6º Ano Objetivos:
Conteúdos abordados: história dos números, sistema de numeração, conjunto dos Números Naturais, reta numérica, sequências, sucessor/antecessor, ordem (valor posicional), identificação dos símbolos matemáticos (calculadora), operações com adição e subtração e resolução de problemas.
Aulas previstas: 12 aulas (2 semanas) Ano/Série: 5ª Série/6º Ano Objetivos:
- Entender através da história dos números, que estes surgiram para representar
quantidades e posteriormente foram usados e interpretados em informações novas.
- Estabelecer o conceito de Números Naturais e seus elementos.
- Reconhecer as diferentes representações de um número natural.
- Reconhecer as diferentes representações de um número natural.
- Identificar as conexões existentes entre os diversos elementos de um
conjunto, tais como: símbolos, sucessor/antecessor, reta numérica e ordem
(valor posicional).
- Resolver problemas em diversos contextos, principalmente os
relacionados ao cotidiano do aluno, utilizando as informações obtidas através
do conteúdo.
Justificativa: Desenvolver a competência de estabelecer a importância do Conjunto dos Números Naturais na solução de problemas, aprendendo assim a operar com seus símbolos e números.
Justificativa: Desenvolver a competência de estabelecer a importância do Conjunto dos Números Naturais na solução de problemas, aprendendo assim a operar com seus símbolos e números.
Procedimentos metodológicos:
- Questionamento prévio aos alunos com a troca de ideias a respeito da
importância dos números e suas operações.
- Leitura e discussão do texto “Como os números surgiram?”,
- Leitura de recortes de jornais e revistas que apresentem números
naturais
- Uso da calculadora para reconhecimento de seus símbolos.
- Uso de questões convidativas, encontradas em livros paradidáticos e no
Caderno do aluno.
- Socialização das respostas.
Recursos materiais:
Caderno do aluno, livros paradidáticos, jornais, revistas, texto com a
história dos números, calculadoras, lápis, caneta, borracha, giz e lousa.
Avaliação:
Avaliação:
- Auto avaliação.
- Observação da participação.
- Registro das atividades práticas.
- Socialização dos resultados.
Comentários
Postar um comentário