História de Pitágoras e seu teorema

Pitágoras de Samos, foi um matemático grego de Samos que postulou e provou um teorema acerca do triângulo retângulo, em que fosse possível descobrir o comprimento de qualquer lado do triângulo através do comprimento dos outros lados. Para Eves (2004), Pitágoras de Samos nasceu aproximadamente no século VI a.C. (de 570a.C. a 500a.C.) porém, viajou grande parte de sua vida passando por Egito, Babilônia e provavelmente podendo ter passado pela Índia. Na época o império Persa dominava ilhas gregas como Samos, sendo um motivo para Pitágoras ter viajado.

Dessa forma, como apresenta Eves (2004), Pitágoras teve contato com civilizações que eram matematicamente bastante evoluídas, portanto, os indícios do uso do teorema por outros povos podem ser reais, mas Pitágoras, desenvolveu ou aperfeiçoou o seu uso.
 O teorema desenvolvido por Pitágoras de Samos, tornou-se, um dos maiores instrumentos de estudo da matemática e física moderna. O estudioso viveu cerca de 70 anos na ilha de Samos e desenvolveu o teorema que levaria seu nome e revolucionaria a forma da humanidade perceber as formas geométricas. Pitágoras fundou em Crotona na Grécia, a Escola Pitagórica, que reuniu muitos discípulos interessados no estudo da Aritmética, onde ensinou e desenvolveu a evolução dos números inteiros.
       
O teorema de Pitágoras se baseia no triângulo retângulo, em que, os dois lados menores ao quadrado, somados, são iguais ao quadrado do maior lado do triângulo retângulo.Ao longo do tempo, o ensino do desenvolvimento do teorema de Pitágoras, passou por diversas modificações, sendo cada vez mais frequente seu uso na resolução de problemas matemáticos. Pode-se encontrar diversas maneiras de provar o teorema, através de recursos simples. A demonstração se baseia, em mostrar que o tamanho dos menores lados (catetos) do triângulo retângulo, ao quadrado, é igual ao tamanho do quadrado do maior lado (hipotenusa).
Figura 1: Primeira forma de demonstração do Teorema de Pitágoras
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Pit%C3%A1goras
Figura 2:Terceira forma de demonstração do Teorema de Pitágoras
Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/demonstracoes-teorema-pitagoras.htm


BIBLIOGRAFIA: EVES, H. Introdução à História da Matemática, Tradução Higino Domingos, Campinas/SP, Editora Unicamp, 2004




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Operações com numeros naturais

Como aprender Matemática jogando?