Plano de Aula
Tema
Grandezas e medidas
Subtema
A utilização das
grandezas e medidas no dia a dia.
Tempo
necessário para desenvolver a atividade
Espera-se que o tempo estimado para a realização do plano de
ensino seja de 50 minutos, ou seja, 1 aula.
Objetivo
geral
Estabelecer relações
de medidas com estimativas simples, resolvendo situações problema do cotidiano
e medições práticas.
3.3.1 Objetivos
específicos
·
Ampliar e construir noções de medida, pelo
estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilização no contexto social e
da análise de alguns dos problemas históricos que motivaram sua construção;
·
Resolver problemas que envolvam diferentes
grandezas, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados à precisão
requerida.
·
Resolução de situações-problema envolvendo
grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de
medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar
resultados.
Metodologia a ser utilizada
Em primeiro momento, iniciar a
aula com uma simples prática despertadora de interesse e curiosidade por parte
dos alunos. Medindo com régua, trena, fita métrica, lápis e borracha, os
objetos da sala (lousa, mesa) e os próprios alunos. Anotar o tamanho e a
quantidade de vezes que os materiais tiveram de ser utilizados para a medição.
Mostrar aos alunos a dificuldade de medir grandes objetos com os materiais
menores e discutir sobre o assunto rapidamente dando assim o pontapé inicial
sobre o tema. Após a prática e sua discussão iniciar o primeiro teste, que requeira
a anotação e a percepção da diferença de tamanhos dos objetos e de formas de
medida. Depois do pré-teste, a apresentação do conteúdo histórico de grandezas
e medidas. Mostrar a maneira como povos antigos utilizavam e criavam as
grandezas e medidas de acordo com suas necessidades. Trazer o conteúdo
histórico para atividades do dia a dia, dando exemplos da utilização do
conteúdo. Passar finalmente para a aula expositiva, mostrar os conceitos de
grandezas de medidas, formas de medir, transformação das grandezas do tempo e
diferenciar grandezas de superfície, de massa e de volume. Concluindo assim as
exposições sobre o tema. Após todas as realizações aplicar o pós-teste, que
encerra o assunto.
Descrição da atividade
Pré–Teste
Realizado em grupos de 3 ou 4
alunos.
1- Complete
a tabela de acordo com o que você percebeu na prática:
Objeto
|
Quantas
vezes
|
O
que mediu?
|
Lápis
|
|
|
Trena
|
|
|
Régua
|
|
|
Fita
métrica
|
|
|
Borracha
|
|
|
2-
Tomando a mesa como referência. Responda:
a)
Qual objeto você utilizou mais vezes na medida?
Por quê?
b)
Qual objeto você utilizou menos vezes para essa
mesma medida? Por quê?
c)
Quantas vezes você utilizou o lápis para essa
medida?
Recursos
Serão utilizados os seguintes recursos para aplicação das aulas: régua,
trena, fita métrica, lápis, borracha, folhas de papel sulfite.
Avaliação dos resultados da atividade
desenvolvida
A avaliação dos resultados será continua durante o processo de ensino,
observando as possíveis dificuldades entre os alunos com a disposição para
adaptações estratégicas do plano, para assim, ajudar a superar tais
dificuldades.
Referências bibliográficas
Parâmetros curriculares nacionais, Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental,
matemática, pag. 51 e 73.
SANCHEZ, Jesús Nicasio Garcia. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica.
Sistema nacional de Avaliação da educação
básica- SAEB Brasília 2004.
SMITH, Corine, STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de a a z.
Comentários
Postar um comentário