Plano de Aula

Tema
 Grandezas e medidas

Subtema
 A utilização das grandezas e medidas no dia a dia.

Tempo necessário para desenvolver a atividade
Espera-se que o tempo estimado para a realização do plano de ensino seja de 50 minutos, ou seja, 1 aula.

 Objetivo geral
 Estabelecer relações de medidas com estimativas simples, resolvendo situações problema do cotidiano e medições práticas.

3.3.1     Objetivos específicos
·         Ampliar e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilização no contexto social e da análise de alguns dos problemas históricos que motivaram sua construção;
·         Resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados à precisão requerida.
·         Resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar resultados.


Metodologia a ser utilizada
Em primeiro momento, iniciar a aula com uma simples prática despertadora de interesse e curiosidade por parte dos alunos. Medindo com régua, trena, fita métrica, lápis e borracha, os objetos da sala (lousa, mesa) e os próprios alunos. Anotar o tamanho e a quantidade de vezes que os materiais tiveram de ser utilizados para a medição. Mostrar aos alunos a dificuldade de medir grandes objetos com os materiais menores e discutir sobre o assunto rapidamente dando assim o pontapé inicial sobre o tema. Após a prática e sua discussão iniciar o primeiro teste, que requeira a anotação e a percepção da diferença de tamanhos dos objetos e de formas de medida. Depois do pré-teste, a apresentação do conteúdo histórico de grandezas e medidas. Mostrar a maneira como povos antigos utilizavam e criavam as grandezas e medidas de acordo com suas necessidades. Trazer o conteúdo histórico para atividades do dia a dia, dando exemplos da utilização do conteúdo. Passar finalmente para a aula expositiva, mostrar os conceitos de grandezas de medidas, formas de medir, transformação das grandezas do tempo e diferenciar grandezas de superfície, de massa e de volume. Concluindo assim as exposições sobre o tema. Após todas as realizações aplicar o pós-teste, que encerra o assunto.

 Descrição da atividade
Pré–Teste
Realizado em grupos de 3 ou 4 alunos.
1-    Complete a tabela de acordo com o que você percebeu na prática:
Objeto
Quantas vezes 
O que mediu?
Lápis


Trena


Régua


Fita métrica


Borracha



2-    Tomando a mesa como referência. Responda:
a)    Qual objeto você utilizou mais vezes na medida? Por quê?
b)    Qual objeto você utilizou menos vezes para essa mesma medida? Por quê?
c)    Quantas vezes você utilizou o lápis para essa medida?



Recursos 
Serão utilizados os seguintes recursos para aplicação das aulas: régua, trena, fita métrica, lápis, borracha, folhas de papel sulfite.

 Avaliação dos resultados da atividade desenvolvida
A avaliação dos resultados será continua durante o processo de ensino, observando as possíveis dificuldades entre os alunos com a disposição para adaptações estratégicas do plano, para assim, ajudar a superar tais dificuldades.


 Referências bibliográficas
Parâmetros curriculares nacionais, Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental, matemática, pag. 51 e 73.
SANCHEZ, Jesús Nicasio Garcia. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica.
Sistema nacional de Avaliação da educação básica- SAEB  Brasília 2004.
SMITH, Corine, STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de a a z.



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